terça-feira, 10 de maio de 2016

Personagem do mês de Maio: Olivia, 'Trash'


Olivia é uma jovem americana, voluntária de uma ONG do Rio de Janeiro onde ensina inglês para crianças carentes. Generosa e solícita, a moça passa a conviver em meio a esquemas criminosos que parecem naturais naquela realidade tão distante da sua, e decide ajudar os três jovens protagonistas da história que, mais do que vítimas de um sistema que os marginaliza e negligencia, se veem no centro de um esquema criminoso que envolve políticos e outros tantos figurões endinheirados. Os garotos trabalham num lixão, e ainda que aquele Rio de Janeiro corrupto pareça tão longe de uma redenção, são as personalidades autênticas do trio de heróis que comovem a personagem.



Olivia: Por que estão fazendo isso?
Gardo: Porque é o certo.


Olivia é uma parte pequena, mas essencial da história. É justamente a sua resolução de ir contra a um panorama social que só favorece a elite branca, num país que não é o seu, que confere o destaque da sua personagem. Ainda que não domine o idioma português a nível de fluência (uma das coisas mais divertidas é vê-la se comunicando com os meninos), seus momentos trazem ao filme parte da esperança prometida no subtítulo.

Em momento algum descobrimos mais sobre o seu passado, ainda que se possa concluir que somente um espírito irrequieto e altruísta faria alguém se colocar numa posição daquelas. Olivia, apesar de ponderada, inicialmente parece alheia ou, no mínimo, não tem plena consciência das consequências que as suas ações podem acarretar. O diálogo que trava com o Padre Juilliard, outro compatriota americano, é elucidador, e o fato dele se passar numa capelinha denota ainda mais a dimensão da situação (aliás, os elementos religiosos estão fortemente presentes na história).

Imagens: Universal Pictures

Após a suposta morte de uma criança pelas mãos da polícia, Olivia é aconselhada pelo Padre Juilliard a não se entregar demais, porque não vale a pena. Aquilo talvez seja um dos maiores choques para uma moça de ideais tão genuínos. Em dado, momento, porém, Olivia decide agir mesmo com os riscos, e sem querer dar spoilers, fará aquilo da maneira mais significativa possível, exercendo mais do que nunca o seu ativismo.

Mesmo sendo uma coadjuvante no enredo de "Trash", o grande triunfo de Olivia é a sua coragem para fazer a diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem-vindo. Serão excluídas mensagens que contenham linguagem obscena, conteúdo impróprio ou divulgação indevida. As opiniões emitidas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.